Como Começar Um Blog (ou Tornar o Seu Profissional)

7/13/2016 03:42:00 PM

Oi, povo!

Bom, eu tenho o blog desde os meus 16 anos, o que quer dizer que criei em 2012(? Não lembro). 

Eu nunca criei o blog com o intuito de ser famosinha (pelo amor) ou ganhar dinheiro, até porque não sabia que isso era possível, então por esse motivo meu blog sempre foi um hobbie, que eu atualizo quando sinto vontade e que posto até onde acho que devo postar: não posto nada pessoal e não compartilho meus segredinhos nem fu, mesmo sabendo que isso daria bastante view, são MEUS truques e eu não acho que devo compartilhá-los, entende?

BÃO, talvez você queira levar o blog como profissão, e talvez você não saiba por onde começar. Mas calma, eu te ajudo:




1- Qual o motivo de você querer criar um blog?


Quando eu criei era apenas uma garotinha do ensino médio que gostava muito de customizar minhas roupas. Como eu aparecia com elas na escola, o pessoal começou a pedir para eu criar um blog, para arquivar. A ideia é boa e eu faço isso até hoje. 

Por qual motivo VOCÊ decidiu ter um blog? Para compartilhar suas ideias, opiniões, truques? Para desabafar? Se for isso, ok! Agora se você está pensando em começar apenas por dinheiro/faminha, forget it. Is just not gonna happen. 


2- Ok, e sobre o que vamos falar?


Isso é muito importante porque define o seu público alvo e faz você ter um norte na hora de criar seus posts. 

Eu gosto de falar sobre tudo o que gosto/entendo. Meu forte é cinema, moda e DIY. 

Por exemplo, sei que maquiagem dá muitos views, mas eu não entendo nada disso (uso no máximo rímel e blush) então PRA QUE me desgastar?


3- Escolha um ótimo nome


O nome é o que vai fazer as pessoas lembrarem de você (Quem nunca ficou Sem Roupa Pra Sair, meu Deus?), por isso é tão importante.

EVITE:


- "Copiar" um blog existente, tipo "Depois dos Quinze", você vai lá e cria algo do tipo "Depois dos 37429". Manjado, né?

- Nomes em inglês/francês, etc. Eu cogitei bastante um nome gringo porque ia fazer meus posts em inglês, BUT, meus amigos não conseguiriam ler. Você tem que pensar nisso. Pode ser que você escreva tudo em português e tenha um nome em inglês. As pessoas daqui não vão se lembrar, e as pessoas de lá não vão te achar, porque o conteúdo está em outro idioma.

- Seu nome. Ok, talvez seja um blog pessoal e isso seja aceitável. Do contrário, pra que? Dificilmente vai ficar na memória de alguém e não soa muito criativo :(

- Nome com muito "fluflu", tipo LL, Y, H. Exemplo: BlogDaBellynha, DicasdaJhu, SymplesmenteLindah (sim, tem quem faça isso). Além de visualmente poluído, é dificil que só um kct para lembrar. Tem um ou dois blogs que tem conteúdo bacana, mas eu NUNCA consigo achar porque tem esse monte de empecilho: procuro no Google, aparece TUDO, menos o bendito blog. 




4- Escolha um layout bonito 


Você não precisa manjar dos HTML (eu não manjo muito), apenas procurar "layout free" no Google e instalar. Posso falar sobre isso depois, enfim. 

Se você quiser, pode personalizar o seu nas configurações do blog, ou pagar para algum designer fazer. A vantagem é que é exclusivo e você não se estressa. Como meu blog é um hobbie, acho que não compensa, mas se você quer ser levado a sério...

Lembre-se: Muita "informação" vira poluição visual. Ninguém quer ler um blog com todas as cores do arco iris ou com a fonte Comic Sans.


5- NÃO COPIE NINGUÉM, JAMAIS, EM NADA!


Fazer post dá trabalho, e toma muito tempo. RESPEITE ISSO. 

É feio demais quando descobrem o que você fez, além do que, plágio é crime. 

Se for usar QUALQUER COISA que não tenha saído da sua cabecinha, dê os devidos créditos.


6-  Atualize 

Seus leitores precisam disso! Você nunca terá visitantes se não tiver post, não é? Tem gente que diz que visita meu blog todo dia, até hoje. Isso é MUITO FOFO! (Valeu mesmo!) Mas não são todos que vão fazer isso. 

Você, como leitor, não acha frustrante ir visitar um blog e ver que não tem nada novo?


7- Divulgue, divulgue!


Redes sociais, amigos, tudo! Só tenha bom senso de não lotar o pessoal de link.


8- Faça amizades 


Mas não seja falsa, né. Visite outros blogs, comente, entre em grupos. Assim vocês se ajudam. 


9- Não seja a louca da parceria


Ai gente, muito feio, sei lá. Assim, no problem gostar muito de uma marca e ver se não rola uma parceria, afinal, você gosta tanto dela, né? Mas é muito feio ficar implorando pelas marcas te mandarem coisas, é muito anti profissional. Tem gente que aceita parceria com qualquer coisa e se vende a qualquer valor, e gente, não é assim. Seu nome, seu rosto está vinculado a isso.


10- Sem spam, por favor


 Nada no mundo mais chato do que gente que tem o trabalho de ir até seu post/vídeo para deixar a porrinha do link do blog/canal e comentar "segue de volta?" "troca inscritos?". Gente, por favor! Leia meu post, assista meu vídeo, deixe um comentário RELEVANTE, e mencione seu blog, canal. A pessoa vai ver. E se ela gostar, pode ter certeza, ela vai se inscrever. 





Bom, esses são os passos para COMEÇAR o seu blog, mesmo muita gente achando que the blog days are over, eu discordo, acho que é uma maneira divertida de passar o tempo, e se for bem feito, é gostoso de ser lido. Ainda prefiro blogs ao invés de Youtube - menos para DIY e etc.

Gostou das dicas? Criou o blog? Deixa ele aqui embaixo para eu ver! 

xx

You Might Also Like

2 comentários

  1. Post muito informativo, concordo com tudo o que você disse, apesar de parecer simples ter um blog da muito trabalho.

    Beijos <3

    https://magicafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ual 😮 Arrasou!!! Estamos começando com o blog agora e super nos ajudou. Parabéns pelo blog❣ www.amoramorablog.com

    ResponderExcluir